A importância da psicoterapia infantil: o olhar do Espaço Diálogos

Introdução:

A psicoterapia infantil é um processo que tem como objetivo auxiliar crianças a lidar com dificuldades emocionais, comportamentais e relacionais. No Espaço Diálogos, entendemos que é fundamental olhar para além dos sintomas, compreendendo as vivências e as relações da criança nos diferentes ambientes, como escola, família e círculos sociais. Dessa forma, é possível auxiliar a criança a ampliar seus recursos e habilidades que vão além do tratamento de um sintoma específico. Para que o processo psicoterapêutico seja efetivo, a participação da família e/ou responsáveis se faz necessário, para que juntos, possamos melhor compreender o que a criança está comunicando através de seu comportamento.

Desenvolvimento:

Psicoterapia infantil no Espaço Diálogos:

Buscamos compreender a criança como um todo, considerando suas vivências e relações nos diferentes ambientes que ela frequenta. Por isso é tão importante a participação da família nesse processo. Todos são convidados a refletir sobre as situações e os momentos vivenciados como ‘problema’. A partir dessa compreensão, é possível identificar as dificuldades e as habilidades que a criança possui, ajudando-a a compreender e nomear seus sentimentos, muitas vezes confusos, e a ampliar sua percepção e formas de expressão diante das situações.
O Espaço Diálogos faz uso de materiais lúdicos, brinquedos não estruturados, jogos, desenho, pintura, fantoches e outros recursos que impulsionam a expressividade espontânea. Os psicoterapeutas sentam no chão, gostam de brincar, acolhem a criança e a deixam segura para expressar seus sentimentos e suas emoções.

Compreensão de sentimentos e emoções:

No processo de psicoterapia infantil, é fundamental que a criança se sinta acolhida e segura para expressar seus sentimentos e emoções. No Espaço Diálogos, o psicoterapeuta busca desenvolver uma relação de confiança com a criança, incentivando-a a falar sobre suas vivências e a expressar seus sentimentos. Dessa forma, é possível auxiliar a criança a lidar com emoções como medo, tristeza, raiva e ansiedade, desenvolvendo sua capacidade de compreensão e de comunicação. Como nem sempre a criança consegue expressar verbalmente o que está sentindo, trabalhamos com materiais lúdicos que possibilitam que ela se expresse de outras formas, através do brincar. Vários estudos a respeito da infância mostram que a criança ao brincar expressa seus sentimentos e seus pensamentos.
Como preconiza Violet Oaklander, o psicoterapeuta do Espaço Diálogos ajuda, com delicadeza, e paciência, a criança a abrir as portas da autoconsciência e do autoencontro.

Aspectos cognitivos e de aprendizagem:

Por entendermos que o ser humano é um todo, nosso olhar também se volta para os aspectos cognitivos e de aprendizagem. A psicoterapia infantil no Espaço Diálogos busca o diálogo com a instituição escolar da qual a criança faz parte, para formar uma parceria para a melhor compreensão da criança, já que ela passa grande parte de seu tempo na escola. A partir dessa compreensão, é possível identificar dificuldades como déficit de atenção, dificuldades de aprendizagem e socioemocionais e juntos desenvolvermos outras possibilidades de atuação.

Habilidades e competências:

Ao compreender as vivências e as relações da criança nos diferentes ambientes, a psicoterapia infantil no Espaço Diálogos busca auxiliar a criança e sua família a conhecer e validar seus sentimentos. Quando dizemos validar, estamos ressaltando que não há sentimentos bons ou maus, certos ou errados, mas sim, formas de expressão que podem estar inadequadas. Todos sentimos raiva, tristeza, medo. São sentimentos humanos. Mas nem sempre conseguimos nos expressar adequadamente. Com a criança não é diferente. Desse modo, buscamos dar oportunidade para que no processo Psicoterapêutico a criança possa se expressar livremente, sempre oferecendo reflexões sobre novas possibilidades de expressão, estas mais aceitáveis ao convívio com ela mesma e com seu meio social e familiar. Dessa forma, é possível ajudar a criança a desenvolver autoestima, autoconfiança, empatia, habilidades sociais e habilidades de comunicação.

 

Dúvidas frequentes

A psicoterapia infantil é um processo psicoterapêutico que se concentra nas necessidades emocionais e comportamentais de uma criança. O objetivo é auxiliar a criança a identificar, nomear e lidar com seus sentimentos, emoções e comportamentos de maneira mais saudável e funcional. A psicoterapia infantil pode ser realizada individualmente ou em grupo, dependendo das necessidades da criança.

Aqui no Espaço Diálogos o psicoterapeuta se concentra nas vivências e nas relações da criança nos diferentes ambientes: escola, família, círculos sociais. Em vez de se concentrar apenas nos sintomas, buscamos olhar para o todo que faz parte da criança – sua relação consigo mesma, sua relação com o outro e sua relação com o mundo.

Muitas crianças passam por problemas emocionais e comportamentais que afetam seu bem-estar seja na escola, em casa e/ou em outros ambientes sociais. Elas podem ter dificuldades com a autoestima, com o controle das emoções ou com a interação com outras pessoas. A psicoterapia infantil pode ser útil nesses casos, pois ajuda a criança e a família a ampliar a compreensão de comportamentos que estão comunicando que algo não está bem.

Quando a criança é acolhida e tem seus sentimentos validados, ela amplia as possibilidades e recursos para se expressar de outras maneiras, o que reflete em interações mais saudáveis no meio familiar, escolar e social.

Em situações de estresse emocional, como em conflitos familiares e separação dos pais, tanto a família, como a criança são acolhidas. Refletimos junto com os pais e/ou responsáveis, como atravessar esse momento difícil para todos de forma a não prejudicar as interações da criança e seu modo de ser no mundo. Desse modo, favorecemos que a criança compreenda o que está acontecendo na vida familiar, o que diz respeito a ela e o que diz respeito aos adultos, ressaltando que ela não tem culpa pela situação disfuncional da família. Digo ‘ressaltamos’ porque a criança, quando não compreende o que está acontecendo, cria fantasias nas quais se culpa pela situação problema vivenciada pela família. É preciso acolhê-la nesse momento.

Durante uma sessão de psicoterapia infantil, o psicoterapeuta se concentrará em entender as necessidades emocionais e comportamentais da criança. Esse trabalho é realizado através do brincar, que facilita a expressão de seus pensamentos, sentimentos e emoções. Podemos usar brinquedos, fantasias, jogos, pintura, desenho, dramatização com fantoches, entre outros.

A psicoterapia infantil é uma forma de tratamento que tem como objetivo ajudar as crianças a lidar com questões emocionais, comportamentais e de desenvolvimento. É um processo que auxilia as crianças a se sentirem mais seguras e confiantes, além de valorizar suas habilidades e favorecer sua compreensão de que ela é um ser em construção, que está em um constante vir a ser e, portanto, não precisa saber e dar conta de tudo sozinha.

No Espaço Diálogos, procuramos compreender a criança como um todo, levando em conta suas experiências de vida, suas relações familiares e sociais, suas emoções e sentimentos, além de suas habilidades cognitivas e de aprendizagem.

A psicoterapia infantil é um processo que pode ajudar as crianças a lidar com uma variedade de problemas, incluindo:

  • Problemas comportamentais, como agressividade, desobediência e dificuldade em seguir regras;
  • Problemas emocionais, como ansiedade, medo, tristeza e baixa autoestima;
  • Problemas de relacionamento, como dificuldade em fazer amigos, bullying e problemas familiares;
  • Problemas de desenvolvimento, como dificuldade em falar, problemas de aprendizagem e dificuldade em lidar com mudanças.

Ao trabalhar com um psicoterapeuta, a criança pode aprender a identificar, nomear e expressar seus sentimentos, bem como a lidar com eles de forma funcional. A psicoterapia infantil auxilia a criança a se conhecer melhor e a seus sentimentos, e a ampliar seus recursos para a resolução de problemas e conflitos, o que reflete na qualidade de suas relações interpessoais e vivenciais.

No Espaço Diálogos, nossa abordagem à psicoterapia infantil é única. Em vez de focar apenas nos sintomas ou comportamentos da criança tidos como problemáticos, levamos em conta todo o contexto em que a criança está inserida.

Nosso objetivo é auxiliar a criança a se desenvolver de forma saudável, espontânea e criativa, em todas as dimensões do humano – biopsicossocial e espiritual (aqui não estamos falando de religiosidade, mas de um sentido para a vida). Para isso, trabalhamos com a família da criança, com a escola e outros círculos sociais para entender como a criança se coloca perante o mundo através de suas relações e interações pessoais.

Nosso olhar é voltado para a singularidade e particularidade de cada criança e sua família, portanto, não há receitas prontas e generalistas.

Ao escolher o Espaço Diálogos para a psicoterapia infantil, você pode esperar:

  • Um ambiente acolhedor e seguro, no qual as crianças podem expressar seus sentimentos e emoções livremente;
  • Profissionais especializados em psicoterapia infantil, que entendem as particularidades do desenvolvimento infantil e utilizam recursos terapêuticos adequados para cada caso, mas para além da técnica, olham e acolhem o ser humano que está ali presente;
  • Uma abordagem que leva em conta não apenas os sintomas apresentados pela criança, mas também suas vivências e relações nos diferentes ambientes, como escola, família e círculos sociais;
  • A valorização, validação e compreensão de sentimentos, emoções, cognição e habilidades da criança, para que ela possa se desenvolver de forma saudável.

Com a psicoterapia infantil oferecida pelo Espaço Diálogos, é possível identificar e tratar problemas emocionais e comportamentais, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento integral da criança.

Agende já uma consulta e dê o primeiro passo para cuidar da saúde mental de seu filho.

Venha nos conhecer!

Entre em contato e marque um horário. O Espaço está aberto para você.