O Apoio aos Enlutados: Como fazer essa travessia

A partida de alguém que amamos é uma das experiências mais difíceis pelas quais podemos passar. O luto é um processo complexo e doloroso que pode afetar cada pessoa de maneira diferente. É natural sentir uma série de emoções intensas, as quais nem sempre temos explicações. É importante lembrar que não há um caminho certo ou errado para lidar com a partida de quem amamos. Cada um pode encontrar sua própria maneira de lidar com essa experiência. É por isso que o Apoio aos Enlutados pode ser um espaço valioso para aqueles que passam por esse momento difícil.

O Espaço Diálogos entende que falar sobre a finitude e a morte ainda é um tabu em nossa sociedade, infelizmente. Porém, essa dificuldade pode se tornar ainda mais forte quando alguém próximo a nós parte. O luto é um processo que nos tira da nossa zona de conforto, do conhecido, do previsível, da nossa rota e nos faz sentir vulneráveis e incapazes de controlar nossas emoções. É nesse momento que podemos buscar ajuda externa para nos ajudar a superar essa fase difícil.

Luto por suicídio:

Alguns podem acreditar que todo luto é igual. Porém, estudos mostram que o luto por suicídio é muito mais violento. Na busca incessante por respostas impossíveis de serem encontradas (“elas vão embora com quem partiu” - Fukumitsu), há muito sofrimento, sentimento de culpa e vergonha. Segundo Karina Okajima Fukumitsu, uma das maiores referências na área aqui no Brasil, o luto por suicídio é “um tsunami existencial”. Por ser um luto diferenciado, o modo de acolher, também é diferente. Aqui no Espaço Diálogos acompanhamos pessoas em processo de luto por suicídio, com acolhimento, compaixão e sem julgamentos.

O que é o Apoio aos Enlutados?

O Apoio aos Enlutados é um serviço que visa oferecer suporte emocional para pessoas que estão passando pelo processo de luto. Esse suporte pode ser oferecido por meio de grupos de apoio e psicoterapia individual. A ideia é auxiliar as pessoas a lidar com as emoções intensas que acompanham o luto e oferecer um espaço seguro e acolhedor para compartilhar seu sofrimento e vivências.

Os grupos de apoio, por exemplo, são uma forma eficaz de lidar com a partida de nossos amores. Eles permitem que os participantes compartilhem suas histórias e sentimentos com outras pessoas que estão passando pelo mesmo processo. Isso pode ser especialmente útil para aqueles que se sentem sozinhos em sua dor, ou que têm dificuldade em encontrar apoio em sua rede de amigos e familiares. Formamos uma rede de apoio e um espaço de pertencimento através das partilhas entre todos. Não é terapia de grupo, mas é um espaço terapêutico e de validação das dores nessa travessia do luto.

No luto não tem certo ou errado. Tem o sentir e o adaptar-se à vida que agora segue preenchida de saudade. O luto também não tem tempo certo. Cada um vive e experiencia da sua maneira, como lhe é possível e no tempo possível.

A psicoterapia individual também pode ser uma escolha para quem está atravessando o luto. Um psicólogo pode ajudar a pessoa a lidar com as emoções que surgem durante o processo, oferecendo acolhimento e suporte.

Por que buscar apoio?

O luto é um processo que pode ser extremamente desgastante emocionalmente. É normal sentir uma série de emoções intensas, como tristeza, raiva e até mesmo culpa. Essas emoções podem afetar não apenas o bem-estar emocional, mas a sua vida como um todo. Por isso, é importante buscar apoio e ajuda para lidar com esses sentimentos.

Além disso, o Apoio aos Enlutados pode ser um espaço para ajudar a pessoa a encontrar um novo sentido para sua vida. Muitas vezes, as pessoas sentem que perderam o chão após a morte de um ente querido, e ter um espaço para refletir sobre essa experiência e compartilhar sua dor, pode ajudar a encontrar um ‘para que’ nessa situação.

Como encontrar Apoio aos Enlutados?

A partida de alguém que amamos é uma das experiências mais difíceis pelas quais podemos passar. O luto é um processo complexo e doloroso, que pode afetar cada pessoa de maneira diferente. Nem todas as pessoas que passam pelo luto precisam de psicoterapia. É o processo do sentir de cada um que dirá da necessidade ou não. Quando a dor se torna insuportável ou começa a afetar o seu bem-estar geral, é o momento que o apoio profissional se torna fundamental para ajudar a lidar com as emoções e os sentimentos que surgem.

O Espaço Diálogos, dirigido por Renata Leal Quaglio, é um local que oferece apoio, acolhimento e suporte para pessoas que estão passando pelo processo de luto. Renata é psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, Suicidologia, Processos Autodestrutivos e Luto, Gestalt-terapia e Psicopedagogia. Possui ampla experiência em acompanhar pessoas enlutadas pela partida de seus entes queridos.

Além disso, o Espaço Diálogos oferece suporte emocional para familiares e amigos de pessoas enlutadas, visando auxiliá-los no processo de compreensão e apoio ao enlutado. Esse mesmo suporte pode ser estendido às instituições escolares e empresariais.

Se você está passando pelo processo de luto e precisa de apoio emocional, o Espaço Diálogos está à disposição para auxiliá-lo. Entre em contato e agende uma sessão com nossa equipe de profissionais especializados.

Venha nos conhecer!

Entre em contato e marque um horário. O Espaço está aberto para você.