Top
(19) 98122.7336 | (19) 98825.4900

Principais Programas e Projetos

Psicoterapia infantil

Psicoterapia infantil

O psicoterapeuta do Espaço Diálogos foca nas vivências e nas relações da criança nos diferentes ambientes: escola, família, círculos sociais. Olhamos não apenas os ‘sintomas’. Ao contrário, abrimos espaço à compreensão de sentimentos, emoções, cognição, coordenação motora e habilidades da criança.

O Espaço Diálogos faz uso de materiais lúdicos, brinquedos não estruturados, jogos, desenho, pintura, fantoches e outros recursos que impulsionam a expressividade espontânea e as emoções. O psicoterapeuta do Espaço senta no chão, gosta de brincar, acolhe à criança e a deixa segura para expressar medo, insegurança, tristeza, raiva...

Como preconiza Violet Oaklander, o psicoterapeuta do Espaço Diálogos ajuda, com delicadeza, e paciência, a criança a abrir as portas da autoconsciência e do autoencontro.

Psicoterapia com adolescentes

Psicoterapia com adolescentes

A adolescência compreende a transição entre a infância e a vida adulta. Esta etapa vem marcada por transformações físicas e emocionais.

A busca pela identidade adolescente pode vir acompanhada de angústia, insegurança, baixa autoestima e comportamentos que muitas vezes são incompreendidos pelo próprio adolescente e também por seus familiares.

No Espaço Diálogos o psicoterapeuta auxilia o adolescente nesse processo, para que ele possa entender e ressignificar sentimentos, pensamentos e se fortalecer para as experiências dessa fase de vida.

Atua ainda com a família, através das sessões de orientações.

Psicoterapia com adultos

Psicoterapia com adultos

A fase adulta é indissociável de desafios e dificuldades que podem interferir na saúde mental.

O rompimento do equilíbrio gera crises, estresse, ansiedade, angústia e sentimentos que podem levar o adulto a repensar seu modo de vida e a reorganizar-se emocionalmente.

No Espaço Diálogos o psicoterapeuta auxilia no processo de autoconhecimento, identifica as origens do sofrimento, escuta, acolhe e foca problemas de média e alta complexidade da saúde mental: depressão, transtorno de ansiedade, bipolaridade, entre outros.

Nossa atenção recai ainda a situações adversas como desemprego, término de relacionamento, luto.

Orientação a pais e familiares

Orientação a pais e familiares

O Homem aprende e vive nas relações e interações humanas. O Espaço Diálogos foca na criança e no adolescente e também na família deste, estuda em profundidade as fraquezas e fortalezas de cada lado.

O Espaço Diálogos também dá atenção exclusiva a pais que buscam orientações e ação para aperfeiçoar sua relação com os filhos.

Saúde Mental nas Escolas e Empresas

Saúde Mental nas Escolas e Empresas

Na era das transformações, da tecnologia, da competitividade crescente e por vezes cruel, Espaço Diálogos volta sua atenção à saúde mental de escolas e empresas. Dialogamos com diferentes áreas de cada instituição para prevenir casos de depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e outros males modernos. O programa Espaço Diálogos Escolas e Empresas foca na qualidade de vida pela prevenção da saúde mental e emocional de estudantes e funcionários/colaboradores. Para nós, saúde mental anda junto com a aprendizagem e a produtividade.

Orientações a profissionais e instituições escolares

Orientações a profissionais e instituições escolares

O Espaço Diálogos forma parcerias com escolas, para entender necessidades de crianças e adolescentes que estão sob acompanhamento psicológico ou psicopedagógico.

Focamos na compreensão do comportamento e nos desafios de crianças e adolescentes. Investigamos seu modo de aprender e seu relacionamento com colegas, professores, figuras de autoridade.

O Espaço Diálogos orienta professores e dirigentes de instituições escolares que perseguem a eficácia na aprendizagem.

Rodas de conversas sob medida a demandas de alunos, professores e escolas também fazem parte desse trabalho de alta relevância na área da Educação.

Psicopedagogia clínica e institucional

Psicopedagogia clínica e institucional

A Psicopedagogia intervém no ensino e na aprendizagem. Seu campo de atuação é clínico e institucional. O Espaço Diálogos trabalha em conjunto com quem ensina e com quem aprende.

Previne e trata desencontros e dificuldades de ensino e aprendizagem. No Espaço Diálogos aprender é viver.

Nós aprendemos e ensinamos a todo tempo, quando conversamos, lemos, jogamos, brincamos, refletimos. E então, qual é o seu modo de aprender e ensinar?

Rodas de Conversa

Rodas de Conversa

As Rodas de Conversa do Espaço Diálogos estimulam a construção da autonomia num ambiente de troca de informações. Participantes interagem, ouvem uns aos outros e a si mesmos, ampliam suas percepções individuais e coletivas.

Cada Roda de Conversa é ancorada num tema previamente definido, relevante, atual.

Rodas de Conversa valorizam a saúde mental pelo compartilhamento de sentimentos, opiniões e emoções.

Rodas de Conversa são uma marca registrada do Espaço Diálogos desde sua abertura.

Com elas fortalecemos vínculos afetivos e autoconfiança.

Diálogos Inclusivos

Diálogos Inclusivos

O Espaço Diálogos acolhe quem precisa tratar da saúde mental e não tem recursos financeiros. Para esses parceiros criamos o Programa Diálogos Inclusivos, aberto a pessoas com diferentes perfis.

O Espaço acredita que a melhora da qualidade de vida da sociedade moderna pressupõe o comprometimento de empresas e profissionais com a qualidade da saúde mental. O Espaço está sempre aberto a pessoas em situação de vulnerabilidade social, física, espiritual, comportamental.

O Espaço Diálogos nasceu e cresceu para ser acolhedor e inclusivo.

Apoio aos Enlutados

Apoio aos Enlutados

O Espaço Diálogos entende que falar da finitude, da morte, ainda é um tabu. Essa dificuldade prevalece pelo menos até perdermos alguém próximo. Entramos em luto, nada será como antes. O que fazer ante essa sensação? Você está ou conhece alguém enlutado?

No programa Espaço Diálogos Apoio a Enlutados ninguém está sozinho. O reconforto se dá pelo entrelaçamento e compartilhamento de sentimento, dor e dúvidas. A intermediação de profissionais especializados foca no recomeço, na busca de explicações capazes de acalmar nosso ser diante de tanta dor e sofrimento.

Atendimentos Online

Atendimentos Online

Espaço Diálogos Atendimentos Online é um programa estruturado para quem não pode comparecer ao consultório e necessita suporte especializado de saúde mental. Trata-se de um modelo de consulta regulamentado pelo CFP – Conselho Federal de Psicologia. O processo de psicoterapia online é norteado pelo sigilo de informações e pelo vínculo de confiança entre cliente e psicoterapeuta, tal qual nos atendimentos presenciais.

Espaço Diálogos Atendimentos Online abrange sessões individuais com adolescentes, adultos e orientações a pais e/ou responsáveis de crianças com dificuldades emocionais. O programa requer autorização de pais, sendo aberto à participação destes na primeira sessão e sessões futuras. A execução do trabalho ocorre em local privativo, tranquilo, sem interferências externas e com utilização de fone de ouvido pelos participantes.

Venha nos conhecer!

Entre em contato e marque um horário. O Espaço está aberto para você.